Importância da orientação do fonoaudiólogo

Voltar


A orientação do profissional de fonoaudiologia para os novos usuários de aparelhos auditivos é tão importante quanto os processos de manutenção e adaptação. Se o paciente sair do consultório com dúvidas sobre como manusear, limpar ou outras questões relacionadas ao equipamento pode ocorrer de o aparelho auditivo não colaborar para uma melhor comunicação de maneira efetiva. Para saber um pouco mais sobre a importância da orientação profissional para os novos usuários, confira a entrevista com a fonoaudióloga e coordenadora do curso de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, Mariene Terume Umeoka Hidaka.

Qual é o papel do (a) fonoaudiólogo (a) na orientação aos novos usuários de aparelhos auditivos?
O fonoaudiólogo tem um papel fundamental tanto na seleção do aparelho auditivo como na orientação aos novos usuários, pois a adaptação ao dispositivo eletrônico de amplificação sonora requer a intervenção especializada para a melhor reabilitação e desenvolvimento das funções e habilidades auditivas.

Qual a importância de uma orientação correta do profissional para os novos pacientes?
A orientação correta permitirá ao usuário um maior aproveitamento do aparelho auditivo, além de favorecer uma melhor adaptação. Lembrando que o ideal seria ter um acompanhamento fonoaudiológico ao longo do tempo.

Quais são as principais dúvidas dos novos usuários?
As principais dúvidas do usuário estão relacionadas aos benefícios do aparelho auditivo, manuseio e manutenção dos mesmos, além de questionamento sobre tempo de duração da bateria, entre outros.

Quais perguntas o novo paciente não pode deixar de fazer ao fonoaudiólogo?
Quais são os benefícios que o aparelho auditivo pode oferecer para sua perda auditiva, quais os recursos tecnológicos disponíveis no aparelho auditivo, tirar todas as dúvidas sobre manuseio do aparelho, ou seja, nunca deixar de tirar suas dúvidas em relação ao aparelho auditivo.

Como o usuário deve se sentir quando estiver começando a usar o aparelho?
O usuário deverá se sentir confortável com o aparelho e observar se o mesmo traz os benefícios disponibilizados e se está propiciando uma melhor comunicação.

Se tiver alguma dúvida durante o período de adaptação, o que o paciente deve fazer?
Procurar imediatamente o fonoaudiólogo que fez a seleção e adaptação do aparelho auditivo.

Quais aspectos devem ser observados no período de adaptação pelo paciente?
Qualidade sonora do aparelho auditivo, intolerância frente a alguns estímulos sonoros, dificuldades na manipulação, no caso dos moldes se os mesmos encontram-se confortáveis e os benefícios esperados.
Voltar